Tendência que ganhou força na pandemia se consolida como uma solução adaptável a diferentes perfis de clientes
Durante a pandemia do coronavírus, os filmes de animação se tornaram, praticamente, a única solução de comunicação entre empresas, colaboradores e clientes, quando o isolamento social se fazia necessário. Além de novos recursos tecnológicos que deixaram os filmes muito atrativos, este recurso se consolidou no mercado, principalmente por se tornar uma opção adaptável aos diferentes perfis de clientes.
Apesar da vocação para produção audiovisual com captação de imagens com elenco e locações para produções completas, o aparecimento de demandas que necessitavam agilidade e simplificação na comunicação para treinamentos, videoaulas e até publicidade fez com que a Paprika Filmes voltasse sua atenção ao segmento.
De acordo com Rodolfo Rufeisen, fundador e diretor da Paprika Filmes, foi preciso investir em equipamentos, softwares e qualificação da equipe. “A vantagem da animação é poder criar o cenário que desejar, sem limitação na criação, sem preocupação com o clima ou com locações disponíveis, proporcionando uma conexão mais lúdica na comunicação, por exemplo”.
Rufeisen explica que as duas formas de se comunicar são aplicáveis para qualquer tipo de cliente. O que pode determinar um bom uso da animação em publicidade é justamente a adequação ao conceito, prazo e investimento. “O principal fator para a escolha da linguagem é a pertinência, ou seja, o que é melhor para contar determinada história. É possível produzir uma animação sem um alto investimento. E, quando nos referimos à animação, não estamos falando apenas de personagens animados. Uma animação tipográfica, apenas com textos, é um tipo de recurso muito usado. Temos soluções de animação que se ajustam às necessidades de cada produção”.
A Paprika Filmes sempre busca o que há de mais moderno disponível no mercado para suas produções comerciais, para atualizar equipamentos e treinar sua equipe. Desde 2019 conta com softwares de Inteligência Artificial para animar personagens, captando movimentos do corpo e expressão facial, entre outras tecnologias.
Todo o investimento e expertise se traduz em reconhecimento do mercado. A primeira campanha para TV feita em animação 3D, com o título de “Olimpíadas” (anunciante: Nexcare 3M), foi finalista do prêmio Profissionais do Ano, em 2008, na categoria Campanha – Sudeste interior. Já o último comercial nesta mesma linguagem, “A Bike do Vovô” (para Lojas CEM), foi o vencedor do Profissionais do Ano de 2022 na categoria Mercado – Sudeste Interior e também venceu o LIT Awards® Winner Platinum – USA 2022, nas categorias Melhor animação 3D e Melhor Campanha de Marketing.
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